Honda NSX pode ganhar novas versões

A Honda poderá estar a trabalhar em várias versões do seu mais recente desportivo, o NSX. A informação está a ser avançada pela revista "Autocar", que falou com Ted Klaus, director do projecto do novo desportivo da marca nipónica.

A versão "base" do NSX - que tem estado a ser mostrada à imprensa no Estoril e a ser testada na Serra de Sintra (imagens) - conta com um sistema híbrido que combina um motor V6 3.5 biturbo com três motores eléctricos, gerando um total de 581 cv de potência. Contudo, segundo Klaus, a Honda está a considerar várias propostas derivadas onde se incluem uma versão descapotável, uma versão 100 por cento eléctrica e uma versão "mais leve" e só com motor a gasolina, que deverá carregar a sigla "Type R".

A Honda vê no NSX uma plataforma onde pode testar novas tecnologias. "É um carro especial, com novas tecnologias onde podemos ser líderes e que nos pode ajudar a perceber o rumo da empresa", começou por dizer, antes de confirmar que existe vontade dentro da fabricante japonesa em criar "uma versão mais simples, mais pura" e que os materiais leves "são o rumo geral a seguir" com o NSX.

Isto poderá ser o ponto de partida para a versão "Type R" que os fãs da Honda desejam e que poderá ser alimentada por um único motor a gasolina, à imagem do que acontece com a versão GT3 de competição, que já foi revelada.

Outra das variantes do NSX pode ser uma proposta 100 por cento eléctrica, com quatro motores eléctricos a moverem cada roda. Trata-se da tecnologia testada pela Honda na edição deste ano da mítica rampa Pikes Pike, nos Estados Unidos. Segundo Klaus, esta participação serviu para testar o sistema de torque e a durabilidade da bateria. "Existem outras questões técnicas a resolver, mas foi por isso que estivemos lá", acrescentou.

Relativamente à criação de uma versão descapotável, Ted Klaus afirma que "um dia podemos sonhar com ele a perder o tecto", deixando antever que esta é uma possiblidade real.

Recorde-se que a Honda já está a receber encomendas para a "versão normal" e que as primeiras entregas começam no último trimestre deste ano. Mas quem o quiser comprar terá que desembolsar cerca de 200 mil euros….

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